MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com uma abordagem integradora e holística, concentrando grande diversidade de valências, capacidades e meios, com uma implantação territorial de âmbito nacional, que desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade, em estreita parceria com centros de investigação nacionais e internacionais.

É um centro multipolar, constituído por sete polos, seis em instituições de ensino superior portuguesas, nomeadamente na Universidade de Coimbra (MARE-UCoimbra), no Instituto Politécnico de Leiria (MARE-IPLeiria), na Universidade de Lisboa (MARE-ULisboa), na Universidade Nova de Lisboa (MARE-NOVA), no ISPA - Instituto Universitário (MARE-ISPA), e na Universidade de Évora (MARE-UÉvora) e um no arquipélago da Madeira (MARE-Madeira).

O MARE tem competências técnicas e científicas para abordar todos os ecossistemas aquáticos, incluindo bacias hidrográficas e áreas adjacentes, estuários, ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos.

O MARE integra dois Grupos de Investigação com uma orientação ecossistémica: (1) Bacias Hidrográficas e (2) Ecossistemas costeiros e oceano.

O MARE inclui sete Linhas Temáticas de Investigação, apoiadas num ou em ambos os Grupos de Investigação, permitindo intercâmbio de ideias, conhecimentos, metodologias, aplicações e disseminação no seio do MARE. As Linhas Temáticas de Investigação são as seguintes:

  • Hidráulica, Hidrologia e Ambientes Sedimentares;
  • Biodiversidade e Funcionamento dos Ecossistemas;
  • Aquacultura e Pescas;
  • Risco Ambiental;
  • Biotecnologia e Valorização dos Recursos;
  • Tecnologias para Exploração e Monitorização;
  • Governança e Literacia.

 

Para mais informações visite: http://www.mare-centre.pt/