Apoio ao Empreendedorismo e Inovação

MARE INOV


Iniciativa inspirada noutras de grande destaque nacional e internacional, como a COHiTEC, ou a Y Combinator, pretende projetar-se como um programa internacional por excelência de criação de negócios na área do mar.

Edição anual de concurso internacional de ideias (fase seed)

Deverá envolver empreendedores de diferentes nacionalidades, tendo como principal enfoque alunos ou investigadores, apostando numa disseminação massiva via parceiros académicos. Envolverá ações como roadshows de sensibilização, algumas formações gratuitas (teasers), culminando numa fase de candidaturas e seleção de finalistas que serão avaliados e convidados a apresentar num evento final.

Programa anual intensivo de criação de startups

Pretende-se apoiar durante um ano, em regime intensivo, os 3 vencedores de cada edição anual do concurso de ideias, que terão acesso privilegiado à rede de mentores e de parceiros MARE STARTUP, reunindo valências académicas e industriais. No final do período será fomentado um investimento nos projetos que tenham maior potencial de mercado e de crescimento.

Candidaturas ao Programa de apoio ao empreendedorismo na área do mar – MARE STARTUP

O Programa de apoio ao empreendedorismo na área do mar MARE STARTUP visa incluir empresas ou projetos empresariais em fase inicial de atividade na área do mar e de base científica e tecnológica. A candidatura ao programa será aberta anualmente durante o primeiro semestre de cada ano.

Formulário candidatura ao Programa MARE STARTUP (word)

ADESÃO AO PROGRAMA MARE STARTUP 2018

SOLICITAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AO PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO NA ÁREA DO MAR - MARE STARTUP
A. ASPETOS GERAIS E ABERTURA DE CANDIDATURAS
1. A MARE Startup (www.mare-startup.pt) é uma iniciativa de referência no âmbito do apoio à criação de startups e inovação empresarial de base científica e tecnológica na área do mar; 2. Esta iniciativa resulta de um consórcio formado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade Católica, SAER- Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco e Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar; 3. O consórcio promove, entre outras iniciativas, um Programa de apoio ao empreendedorismo, designado MARE Startup, que visa incluir empresas ou projetos empresariais em fase inicial de atividade na área do mar e de base científica e tecnológica; 4. A candidatura ao Programa será aberta anualmente durante o primeiro semestre de cada ano, através de publicitação pública; 5. O Programa acolherá anualmente um mínimo de três empresas ou projetos, reservando-se contudo a Comissão de Avaliação o direito de não admitir esse mínimo, caso a qualidade das propostas não o justifique, face aos critérios definidos para avaliação; 6. O Programa de Apoio ao Empreendedorismo da MARE Startup terá a duração de seis meses. 7. A candidatura para 2018 está aberta a partir do dia 26 de abril até 30 de junho de 2018.
B. DESTINATÁRIOS ELEGÍVEIS
São destinatários as empresas, startups ou projetos empresariais, de base científica e tecnológica na área do mar.
C. APOIO CONCEDIDO
1. Mentoria a) O/A PROJETO/ EMPRESA/SOCIEDADE usufruirá de mentoria gratuita até um total de 20h, nomeadamente para: i) aconselhamento jurídico, incluindo na própria constituição da empresa, se necessário, ou identificação de necessidades na área da propriedade intelectual, ou, ainda, aconselhamento no licenciamento de atividades; 2 ii) aconselhamento técnico-científico nas áreas científicas da MARE Startup; iii) apoio ao desenvolvimento do plano de negócios e marketing, bem como apoio na identificação de potenciais fontes de financiamento e na instrução de candidaturas a programas ou concurso. b) Para usufruir da mentoria gratuita, o/a PROJETO/ EMPRESA/SOCIEDADE deverá previamente identificar claramente quais as áreas em que necessitará de mentoria. c) Compete à coordenação da MARE Startup designar o(s) mentor(es) que considere adequados à solicitação, bem como a distribuição de horas e tarefas de mentoria. d) Após o período de mentoria gratuita o/a PROJETO/ EMPRESA/SOCIEDADE podem optar por contratualizar a continuação dos serviços preferenciais com a MARE Startup. 2. Consultoria a) Durante o período do programa específico, o/a PROJETO/ EMPRESA/SOCIEDADE poderá recorrer preferencialmente à bolsa de consultores especializados nas áreas científicas do consórcio, sendo tal consultoria objeto de contrato específico; b) Findo o período do Programa de Apoio, o/a PROJETO/ EMPRESA/SOCIEDADE continuará a dispor do apoio da bolsa de mentores e consultores em regime contratual específico, comprometendo-se a recorrer preferencialmente a essa bolsas. 3. Colaboração com projetos de investigação O/A PROJETO/ EMPRESA/SOCIEDADE compromete-se a disponibilizar informação e acesso aos documentos de cariz jurídico e técnico-administrativo necessários à elaboração, por parte dos Centros de Investigação da MARE Startup, de estudos de caso sobre o/a PROJETO/ EMPRESA/SOCIEDADE, sem prejuízo da salvaguarda de segredo comercial, industrial ou de mercado. 4. Prémios e Financiamento O/A PROJETO/ EMPRESA/SOCIEDADE terão acesso ao encaminhamento preferencial para mecanismos financeiros de apoio ao empreendedorismo, que venham a ser desenvolvidos no âmbito da MARE Startup, ou outros que sejam protocolados. 5. Incubação e alojamento O/A PROJETO/ EMPRESA/SOCIEDADE terá acesso preferencial a alojamento, mediante disponibilidade, em qualquer dos polos de incubação no âmbito da MARE Startup, sendo para o efeito celebrado contrato específico, nos termos em vigor no polo escolhido. 3
D. PROCESSO DE CANDIDATURA
• As candidaturas são apresentadas através do preenchimento do respetivo Formulário de Candidatura disponível em www.mare-startup.pt • As candidaturas devem ser enviadas por mensagem de correio eletrónico para geral@mare-startup.pt • A candidatura deve ser acompanhada obrigatoriamente dos seguintes elementos: i) Descrição do projeto, incluindo plano de negócios; ii) O pedido de adesão deverá incluir uma descrição tão detalhada quanto possível do projeto e tipo de apoio solicitado, a saber: a) Incubação virtual, espaço de co-work ou gabinete/laboratório; b) Mentoria: jurídica, técnico-científica e/ou de gestão/marketing; c) Consultoria técnica específica. iii) Curriculum vitae de todos os proponentes envolvidos na startup ou projeto; iv) Certidão permanente da empresa ou declaração de compromisso do responsável do projeto; v) Podem ser solicitados pela Comissão de Avaliação outros documentos técnicos, em fase de avaliação, bem como esclarecimentos adicionais. • Os ficheiros devem ser enviados por mensagem de correio eletrónico, não devendo ultrapassar os 4MB. • A candidatura deve ser apresentada em português. • As candidaturas devem ser apresentadas até 30 de junho de 2018.
E. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1. A avaliação das candidaturas será feita por uma Comissão de Avaliação, de acordo com os seguintes critérios: a. Inovação e excelência científica da empresa/projeto (ponderação global 50%); b. Viabilidade técnica e económica da empresa/projeto (ponderação global 35%); c. Credibilidade do curriculum dos proponentes (ponderação global 15%). 2. A decisão da Comissão de Avaliação constará de ata assinada. 3. Das decisões da Comissão de Avaliação não cabe recurso.
F. COMPOSIÇÃO DO JÚRI
1. A Comissão de Avaliação é constituída por elementos provenientes das entidades apoiantes desta iniciativa, sempre em número ímpar, nomeados anualmente para o efeito. 2. A Comissão de Avaliação poderá recorrer à bolsa de mentores e/ou de consultores da MARE Startup para emissão de parecer de apoio à decisão. 4
G. RESULTADO DA AVALIAÇÃO
1. O resultado da avaliação será enviado por mensagem de correio eletrónico a todos os candidatos, até 15 de julho de 2018. 2. O resultado do concurso será público e divulgado por diferentes meios.
H. FORMALIZAÇÃO DA ADESÃO AO PROGRAMA MARESTARTUP
O PROJETO/ EMPRESA/SOCIEDADE que venha a ser selecionado, formalizará a sua adesão ao Programa MARE Startup através da celebração de um protocolo.
I. CONFIDENCIALIDADE
Salvo no que respeita a informação confidencial previamente identificada, os candidatos deverão estar disponíveis, de forma graciosa, para conceder entrevistas, ceder imagens, e textos ou outra informação relacionada para promover a iniciativa junto dos media e diferentes públicos.

 

MARE NAU


Programa de internacionalização de empreendedores e startups na área do mar. Iniciativa, inspirada noutras semelhantes, nomeadamente a “Erasmus for Young Entrepreneurs” e o “INOV Contacto”, é dirigida a jovens empreendedores na área do mar.

Programa de fomento à internacionalização que pretende dar aos novos empreendedores a oportunidade de adquirirem conhecimentos para gerir negócios, junto de empreendedores experientes, em empresas de acolhimento num outro país participante no programa.